terça-feira, 7 de junho de 2011

QUEM COLA SAI DA ESCOLA...SEM SABER DE NADA!!! :P

Método anti-cola

Hoje estava aplicando prova em uma das minhas turmas, a prova nem era minha...era língua portuguesa. O que mais me surpreende olhando o comportamento em sala de aula, agora como professora, é que a gente nunca acha que o professor sabe quando você está colando, tentando, sabe tudo ou simplesmente está ali porque acabou de descer de para-quedas no meio daquela sala de aula inóspita. Quando estava na escola sabia todos os códigos secretos de cola, bolas de papel ao chão, réguas riscadas com uma penca de fórmulas indecifráveis depois de uns minutos dentro de um estojo abarrotado de coisas inúteis, cola no cinto, no All Star cano longo, nos braços, enquanto usava um casaco quente tentando esconder a prova do crime. O mais estranho de tudo isso, é que perdia um tempo tão grande fazendo essas maquiavélicas e mirabolantes colas e nunca me dava tão bem quanto quando passava apenas um mísera hora do meu dia com as nádegas numa cadeira estudando, um dia percebi que era um desperdício ficar tentando bolar as mais "estrambólicas" maneiras de colar, descobri que estudar tinha algo de prazeroso e viciante, tomei gosto, me apaixonei, hoje não passo nem um dia sequer sem ficar, pelo menos umas três horas do meu dia estudando. 
Aprender a estudar não é tão difícil, esqueçam as decorebas, descubram para o que serve cada coisa que você está aprendendo. Nas aulas de História criei o hábito de me deslocar para àquele exato momento da história, estive em guerras, revoluções, decapitações, fui da Grécia Antiga à II Guerra Mundial num passe de ligações neurais, fiquei surpreendida com a minha capacidade de viajar e aprender. Nas aulas de Química imaginava aquilo sendo utilizado numa verdadeira reação, algo que saisse do papel, fiz isso em tudo que estudava e descobri que uma equação matemática necessita de um bom leitor, que compreenda o que ela pede, o que ela quer de você. 
Na sala de aula hoje fiquei entre duas figuras que realmente acreditavam que sabiam colar...rs, se entre-olhavam com ar de "PRECISO DA QUESTÃO", enquanto eu, com cara de paisagem elaborei meu plano anti-cola...rs, pus-me atrás dos dois, andei pela sala, fingia que não olhava e de repente estava ao lado deles como um fantasma..., tentar colar com a ex-mestre de colas da escola, não cola. Quero apenas uma coisa dos meus alunos: que eles aprendam que estudar tem seus prazeres e recompensas, um prazer é uma nota boa ( o que não mede tanto o conhecimento, mas é o que temos de mais pontual) e uma recompensa, não ter que passar por uma angústia extraordinária tentando colar com uma especialista (que está do lado oposto) no assunto logo ali do lado. DESCUBRAM O EXTRAORDINÁRIO PRAZER DE APRENDER ESTUDANDO. PENSAR NÃO DÓI!!!!!!!

Um abraço muito muito carinhoso da professora de vocês,

Carla =D

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dê sua opinião.