terça-feira, 14 de junho de 2011

Aula por Celular...




Desde que comecei a dar aulas, percebo uma multiplicidade muito interessante de alunos: os calados, os falantes, os estilo Pânico, os intelectuais, os nerds (o que eu acho maneiríssimo), os que dormem, os que fingem que estão me escutando, emos, nemos, enfim, tudo junto e misturado, adoro isso. Mas hoje durante uma aula sobre Liberdade, que na verdade era uma continuação sobre o que nos impede à liberdade, já tínhamos visto Marx e a alienação, e estávamos em Nietzsche e Freud; a figura dormiu quase a aula toda (ela sempre dorme e várias aulas), eu nunca acordo os dorminhocos, nunca mesmo. Depois que fiz a chamada, quase na hora de ir embora, ela levanta, pega o celular e se posiciona na frente do quadro...fotografou tudo, absolutamente tudo. Acredito que a ideia era que ela teria um conteúdo exatamente igual ao que eu fiz na aula, na verdade...igual, era o meu  giz riscado no quadro...rs. 
A iniciativa da aluna me fez pensar em várias questões, como: o tempo que perdemos copiando no quadro, apesar de em alguns situações ser inevitável e, o quanto a tecnologia nos ajuda ou não. Aprendi em tempos remotos, que quando copiamos nosso cérebro assimila conteúdo, acredito que isso seja verdade..., espero que ela passe isso para o caderno ou que ao menos dê uma olhada no conteúdo do celular...rs! :P
Sou muito democrática em minhas aulas e mostro a noção de responsabilidade que cada um deve ter, mas não exijo que copiem, prefiro que eles se sintam responsáveis e prestem atenção nas coisas que estou falando, nas analogias "malucas" que faço e que, normalmente, percebo que ajudam muito nas suas conexões com a matéria. O bom é que Filosofia gera um universo gigantesco de coisas interessantes e legais para falar e comparar, mais um zilhão de exemplos para que eles nunca mais esqueçam do que aprenderam durante meus míseros 50 minutinhos de aula.

Bjs,

Carla =D




sexta-feira, 10 de junho de 2011

terça-feira, 7 de junho de 2011

QUEM COLA SAI DA ESCOLA...SEM SABER DE NADA!!! :P

Método anti-cola

Hoje estava aplicando prova em uma das minhas turmas, a prova nem era minha...era língua portuguesa. O que mais me surpreende olhando o comportamento em sala de aula, agora como professora, é que a gente nunca acha que o professor sabe quando você está colando, tentando, sabe tudo ou simplesmente está ali porque acabou de descer de para-quedas no meio daquela sala de aula inóspita. Quando estava na escola sabia todos os códigos secretos de cola, bolas de papel ao chão, réguas riscadas com uma penca de fórmulas indecifráveis depois de uns minutos dentro de um estojo abarrotado de coisas inúteis, cola no cinto, no All Star cano longo, nos braços, enquanto usava um casaco quente tentando esconder a prova do crime. O mais estranho de tudo isso, é que perdia um tempo tão grande fazendo essas maquiavélicas e mirabolantes colas e nunca me dava tão bem quanto quando passava apenas um mísera hora do meu dia com as nádegas numa cadeira estudando, um dia percebi que era um desperdício ficar tentando bolar as mais "estrambólicas" maneiras de colar, descobri que estudar tinha algo de prazeroso e viciante, tomei gosto, me apaixonei, hoje não passo nem um dia sequer sem ficar, pelo menos umas três horas do meu dia estudando. 
Aprender a estudar não é tão difícil, esqueçam as decorebas, descubram para o que serve cada coisa que você está aprendendo. Nas aulas de História criei o hábito de me deslocar para àquele exato momento da história, estive em guerras, revoluções, decapitações, fui da Grécia Antiga à II Guerra Mundial num passe de ligações neurais, fiquei surpreendida com a minha capacidade de viajar e aprender. Nas aulas de Química imaginava aquilo sendo utilizado numa verdadeira reação, algo que saisse do papel, fiz isso em tudo que estudava e descobri que uma equação matemática necessita de um bom leitor, que compreenda o que ela pede, o que ela quer de você. 
Na sala de aula hoje fiquei entre duas figuras que realmente acreditavam que sabiam colar...rs, se entre-olhavam com ar de "PRECISO DA QUESTÃO", enquanto eu, com cara de paisagem elaborei meu plano anti-cola...rs, pus-me atrás dos dois, andei pela sala, fingia que não olhava e de repente estava ao lado deles como um fantasma..., tentar colar com a ex-mestre de colas da escola, não cola. Quero apenas uma coisa dos meus alunos: que eles aprendam que estudar tem seus prazeres e recompensas, um prazer é uma nota boa ( o que não mede tanto o conhecimento, mas é o que temos de mais pontual) e uma recompensa, não ter que passar por uma angústia extraordinária tentando colar com uma especialista (que está do lado oposto) no assunto logo ali do lado. DESCUBRAM O EXTRAORDINÁRIO PRAZER DE APRENDER ESTUDANDO. PENSAR NÃO DÓI!!!!!!!

Um abraço muito muito carinhoso da professora de vocês,

Carla =D

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Vídeo do G1

Manifestação

Manifestação contra o fechamento das escolas compartilhadas





Esse mês as escolas noturnas que funcionam em prédios compartilhados com o município, recebeu a desagradável notícia de que terá que fechar suas portas, escolas que existem a mais de 50 anos, que tem uma história, turmas cheias, alunos interessados e tudo que se espera de uma escola noturna com pessoas que trabalham o dia inteiro. 
A decepção quanto ao fechamento de escolas é que gera em mim uma terrível angústia quanto ao que o governo realmente pretende no que concerne à educação carioca, e brasileira de maneira geral. O Rio de Janeiro teve o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), apenas acima do Piauí, e de alguma maneira misteriosa e sombria, para não dizer esquizofrênica, a Secretaria do Estado do Rio de Janeiro acredita (o que eles não assumem) que fechando 22 escolas, enfiando duas ou três em um mesmo prédio (que perderá seu nome de origem), além de diminuir a quantidade de instituições fazendo a "tal" prova, melhorará o IDEB e economizará para a construção de novas escolas em 2012, alguém acredita nisso? Estive pensando que alguns vereadores do Rio têm até 40 assessores, ganhando o equivalente ao "aluguel" pago pela Estado ao município pelo uso da estrutura, pensem comigo..., se demitirem apenas 22 desses zilhões de assessores parasitas, como os do vereador que está preso, podemos pagar os alugueis tranquilamente. Não tenho dúvida que essa mudança vai gerar uma evasão escolar, o que ninguém me convence que não seja o objetivo final da Secretaria de Educação.
Nosso sentimento com relação à tudo isso é de ainda temos uma repressão política, como vivemos a anos atrás na ditadura militar. Se alguém souber onde foi parar a democracia, por favor, me diga. Será que em algum momento nesse país soubemos o que significa democracia? Achei que uma democracia era feita através do diálogo, que ao que me consta necessita ouvir o ponto de vista alheio. Um diálogo existe quando estamos abertos a ouvir os outros. É necessário nos abrir ao diferente na tentativa de compreensão. Algum professor ou aluno foi questionado quando ao fechamento das escolas? Não que eu saiba.
Ontem à noite fizemos uma Manifestação de Protesto na frente da Alerj, onde contei a participação de apenas três escolas das vinte e duas..., ou não sei mais fazer cálculo matemático ou 19 escolas não estavam lá para reclamar seus direitos. De qlq maneira, nossos alunos e professores foram, participaram e mostraram o que significa CIDADANIA. 
Obrigada,

Carla